Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Baixar Filme Robinson Crusoé - Legendado - Rmvb

A Vida e as Estranhas Aventuras de Robinson Crusoé (em inglês Robinson Crusoe) é a mais célebre aventura de Daniel Defoe, escrito em 1719. Seu título completo no original é The Life and strange Surprizing Adventures of Robinson Crusoe of York, Mariner: Que viveu vinte e cinco anos, sozinho em uma ilha habitada em uma costa da América, perto da Boca do Rio Grande do Oroonoque; Tendo sido lançada sobre a costa em naufrágio, onde todos os homens pereceram, porém se salvando.
 
Defoe inspirou-se na história verídica de um marinheiro escocês, Alexander Selkirk, abandonado, a seu pedido, numa ilha do arquipélago Juan Fernández, onde viveu só de 1704 a 1709. Robinson Crusoe herda desta história o mito da solidão, na medida em que, depois de um naufrágio de que é o único sobrevivente, vive sozinho durante vinte e cinco anos, antes de encontrar a personagem Sexta-Feira. O romance simboliza a luta do homem só contra a natureza, a reconstituição dos primeiros rudimentos da civilização humana, testemunhada apenas por uma consciência e dependente de uma energia própria.

Robinson Crusoé constitui uma obra-prima dos alvores do realismo, distinguindo-se assim, desde logo na composição das personagens, de outros romances da época. De fato, era freqüente a narração da história amorosa e sentimental dos homens mas não a sua vida prática. Daí que a criação de Crusoe seja francamente inovadora: com um espírito prático e positivo, alheio a todo o sentimentalismo e à debilidade poética, Crusoe é um homem para quem as coisas existem concretamente, sem possibilidade alguma de transformação fantástica. Não é uma personagem afetada e melindrosa, como as que, na época, eram importadas da literatura francesa, apenas compreensíveis nos círculos da corte. Crusoe é um ingênuo que não se deixa enganar facilmente, é ativo e tem plena confiança na força do homem e no seu destino vitorioso. Apesar de não possuir uma inteligência extraordinária, pertence ao grupo dos vencedores: é infatigável, tenaz e engenhoso na sua necessidade de sobrevivência e no seu desejo de se sobrepor à natureza.

Ao mesmo tempo, Crusoe é uma personagem perturbada por problemáticas espirituais, bem próprias do mundo inglês do seu tempo, que o colocam no limiar de uma certa modernidade, aquela que permite afirmar o individualismo radical nos mais diversos domínios: filosófico, político, econômico, etc.

O impacto internacional de Robinson Crusoe foi fortíssimo. Pouco tempo depois da sua publicação, surgiram numerosas imitações, denominadas geralmente robinsonnades, que compreendiam peças de teatro, melodramas, vaudevilles, operetas, romances, etc. Ao mesmo tempo, a obra afirmava-se como um dos elementos fundadores da tradição do romance moderno (de feição realista e centrado no indivíduo), enquanto a figura do protagonista alcançava a estatura de um mito ou símbolo da condição humana. No nosso tempo, a história de Crusoe foi objeto de várias adaptações cinematográficas, entre as quais a de Luis Buñuel, com Dan O'Herlihy e Jaime Fernandez nos papéis principais, datada de 1952.

Na literatura do século XX destaca-se a obra Sexta-feira ou a vida selvagem de Michel Tournier, com uma abordagem menos colonialista e de maior consciência ecológica.
Grande personagem da literatura de aventura, Robinson Crusoé ganha aqui uma de suas inúmeras releituras cinematográficas, com um grande e curioso diferencial. O diretor é ninguém menos que Luis Buñuel, um dos cineastas mais inquietos da história.

Robinson Crusoe - 1954
Formato: Rmvb
Tamanho: 340 MB
Cor: Colorido
Legendado
Direção: Luis Buñuel
Roteiro: Daniel Defoe (romance)
Hugo Butler (roteiro)
Luis Buñuel (roteiro)
Gênero: Aventura/Drama
Origem: México
Duração: 90 minutos
Tipo: Longa-metragem

Elenco:
Dan O'Herlihy     Robinson Crusoé
Jaime Fernández Friday (Sexta-Feira)
Felipe de Alba     Capitão Oberzo
Chel López     Bosun
José Chávez     Pirata
Emilio Garibay     Líder da revolta 


BAIXAR O FILM: CLIQUE AQUI

Um comentário: