Pesquisar este blog

sábado, 12 de março de 2011

Filme Maria Montessori - Uma Vida Dedicada Às Crianças Legendado Rmvb

A Versátil apresenta Maria Montessori - Uma vida dedicada às crianças, cinebiografia de Maria Montessori (1870-1952), médica, educadora e pedagoga italiana que criou um método educacional revolucionário. Esta minissérie conta com uma excelente atuação de Paola Cortellesi no papel principal. Acompanhe os principais momentos da trajetória de Montessori - a graduação em Medicina, a militância feminista, o trabalho pioneiro com crianças deficientes, a fundação da "Casa das Crianças", a relação com o filho Mario, etc.

Título Original: Maria Montessori - una vita per i bambini
País: Itália
Ano: 2007
Gênero    Drama
Duração: 200 minutos
Áudio: Italiano
Legendas: Português
Formato: Rmvb
Tamanho: 611.52 MB

Elenco: 
Paola Cortellesi, Massimo Poggio, Gianmarco Tognazzi, Alberto Cracco, Alessandro Lucente
Diretor: Gianluca Maria Tavarelli

Quando as crianças iam à escola, antes da última virada do século, encontravam um lugar detestável, cheio de normas e regras. Eram obrigadas a ficar sentadas em longas filas de carteiras e não podiam se mexer sem permissão. Os materiais eram limitados e se aprendia como os papagaios, repetindo com o professor até gravar a lição na cabeça.

Maria Montessori foi a primeira mulher a se doutorar em medicina na Itália, estabelecendo um precedente. Essa mesma inteligência e determinação a levaram a transformar a sala de aula num lugar onde as crianças eram tratadas como “pessoas” que queriam aprender e eram capazes de fazê-lo no seu ritmo próprio. Maria Montessori foi trabalhar com crianças excepcionais, na clínica psiquiátrica da Universidade de Roma. Em 1907, abriu a primeira casa para crianças normais em idade pré-escolar, onde colocou em prática os métodos pesquisados com alunos deficientes. O sucesso da primeira experiência fez com que a educadora, baseada em seu livro, O Método da Pedagogia Científica, de 1909, abrisse outras escolas. Foi uma verdadeira revolução na educação infantil. Considera o aprendizado uma experiência individual que deve valorizar a capacidade criativa do aluno. Ela deu à sala de aula a aparência que conhecemos hoje: Tudo na sala de aula é voltado para esse objetivo: mesas e cadeiras pequenas, pintadas em cores vivas, e material prático para o ensino das disciplinas. Maria Montessori prezava também a chamada “educação cósmica”, humanizante, e a auto-educação. Seu método é usado como referência, até hoje, em escolas infantis do mundo todo.
A Filosofia Montessoriana deve ser reconhecida por ser um começo, a busca de respostas para a educação e a vida da criança. Partindo de suas experiências e não das nossas, representa a base para a construção da educação do futuro.

Considerando as grandes possibilidades existentes na criança e a sua enorme importância para a humanidade, Montessori passou a examiná-la mais de perto, buscando um modo de contribuir para o seu desenvolvimento. Tinha uma certeza: devia ser criada uma ciência prática para ajudar esta capacidade potencial.

Missão

O método Montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação. A missão pedagógica de Montessori é tirar proveito do desejo natural da criança de aprender, com intervenção mínima do professor, alcançar metas, o trabalho pedagógico é pensado para formar um cidadão capaz e competente e que seja sujeito do mundo em que vive. O importante é SER, SABER, CONVIVER, E SABER FAZER. Visando preparar os alunos para serem cidadãos atuantes, agentes de transformação da sociedade, para torná-la mais justa e solidária.

Tarefa

Atividades: realizadas de três formas, individual; em pequenos grupos de, em média, três alunos; e coletivos, com todos.

IMPORTANTE:
refletir sobre o que se faz; aprender a partilhar; respeitar e ser respeitado; ter prazer em aprender; apreciar boa música e literatura de qualidade; estar a par da tecnologia da informática; desenvolver boa atitude de estudante; agir com autonomia e trabalhar com solidariedade e parceria; sensibilizar-se com uma obra de arte; conhecer os limites do próprio corpo; fazer uso do raciocínio lógico e matemático.

A maior tarefa da Escola...
Constituir-se numa verdadeira ajuda à vida.

Processos

Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade. enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era função de educação favorecer esse desenvolvimento.

Os estímulos externos formam o espírito da criança, precisando portanto ser determinados.
Assim, na sala de aula, a criança é livre para agir sobre os objetos sujeitos a sua ação, mas estes já está preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais desenvolvidos por Montessori.
- é agindo que a criança adquire conhecimentos.
- através de uma ordenação de atividades de dificuldades gradativamente crescentes, a aprendizagem se estabelece com maiores possibilidades de sucesso.
- a auto-confirmação imediata dos resultados do trabalho é garantia de uma aprendizagem eficiente.
- intervenções indevidas dos adultos comprometem a aprendizagem.
- cada aprendiz tem um ritmo próprio que deve ser rigorosamente respeitado.
- certos comportamentos - particularmente o de observação - tornam aprendizagens posteriores, possíveis ou mais fáceis de serem adquiridas.
- certas aprendizagens podem ocorrer muito mais cedo que o habitualmente previsto.
- com educadores e educandos desempenhando simultaneamente o papel de observadores e participantes, num contexto de relações interpessoais baseadas no respeito mútuo e confiança.
- com atenção especial à educação social, dando orientações para a inclusão de crianças de diferentes idades numa mesma classe. Uma comunidade que se forma no exercício do equilíbrio entre a liberdade individual e a necessidade do grupo.

Desta forma, Montessori assegura que crianças e jovens, em todos os níveis de desenvolvimento, preparem-se para participar da sociedade na qual, mais tarde, terão que encontrar seus lugares como adultos responsáveis, generosos, competentes, críticos e independentes. É uma verdadeira revolução na educação infantil. Considera o aprendizado uma experiência individual que deve valorizar a capacidade criativa do aluno.

Avaliação




Avaliação: não costuma ter provas. Quando há, a ficha de observação, preenchida pelos pedagogos, tem peso maior.




Conclusão

Também conhecida como teoria da Escola-Nova, é desenvolvida por Maria Montessori (1870-1952). Criada originalmente para crianças portadoras de deficiências mentais, depois é estendida a todo tipo de aluno. Seu método estimula a capacidade de iniciativa da criança para que, por intermédio da auto-educação, ela alcance maior domínio sobre seu corpo e sobre o meio em que vive. Nas aulas, são utilizados materiais didáticos específicos para ativar as percepções sensoriais e motoras dos estudantes. As tarefas do dia-a-dia fazem parte do currículo. As crianças devem cuidar, por exemplo, da própria higiene e da limpeza da sala de aula. Nas escolas montessorianas, as classes não são separadas por faixa etária, mas pelo mas pelo estágio de desenvolvimento motor e emocional dos alunos.
Para Maria Montessori o conceito de educação está relacionado com o conceito de criança: um ser capaz de crescer por si mesmo; um ser diferente do adulto; um ser com necessidades próprias, original e único; um ser que precisa de ajuda adequada e oportuna; um ser capaz de aprender naturalmente.
O método Montessori algumas vezes sofre críticas por ser muito estruturado. Mas Maria Montessori costumava dizer: "Eu estudo minhas crianças e elas me ensinaram a ensiná-las".


Maria Montesori

Quem foi Maria Montessori?
Nos anos iniciais deste século, Maria Montessori dedicou-se à educação de crianças excepcionais, que, graças à sua orientação, rivalizavam nos exames de fim de ano com as crianças normais das escolas públicas de Roma. Esse fato levou Maria Montessori a analisar os métodos de ensino da época e a propor mudanças compatíveis com sua filosofia de educação.
Segundo Maria Montessori, a criança tem necessidade de mover-se com liberdade dentro de certos limites, desenvolvendo sua criatividade no enfrentamento pessoal com experiências e materiais. Um desses materiais era o chamado material das contas que, posteriormente, deu origem ao conhecido Material Dourado Montessori.

O Material Dourado Montessori

O Material Dourado Montessori destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).
No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o Material Dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
O Material Dourado faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori. 


2 comentários:

  1. É antigo o post. mas gostaria que reativasse o link de download;

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo se puder disponiblizar novamente esse filme! Obrigado!

    ResponderExcluir